voltar

Residência Antônio Gouveia Giudice

A reforma foi realizada em uma residência projetada pelo Arquiteto Luis Saia  em 1968, onde suas características originais se encontravam bastante preservadas.

“O partido compacto desta residência foi sugerida pela proporção do lote, cujo desenho posterior comandou a colocação das edículas e do abrigo para automóvel. O coaradouro e galinheiro puderam ganhar assim um local inteiramente privativo.

O telhado, de uma só água, construído com laje de tijolos furados e cobertura de chapas corrugadas de fibro-cimento, proporcionou um pé-direito maior para os dormitórios oferecendo, de quebra, uma boa colocação para a caixa d’água sobre o banheiro, o que possibilitou também a solução concentrada de toda a instalação hidráulica.

A janela alta do dormitório fronteiro foi reputada conveniente para o ambiente de estudo das crianças, o qual recebe iluminação natural mais proporcionada e um grau de privacidade necessário em relação a rua. Para a parte de estar esta privacidade foi procurada por intermédio de um muro vazado para qual se prevê recobrimento vegetal. A metade restante do recúo é praticamente aberto. O hall de entrada é fechado com balaustres de seção quadrada dispostos diagonalmente, solução esta que “persegue”a arquitetura paulista de residências desde o século XVII.” *

E foi dentro desta harmonia que nossa reforma procurou preservar e recuperar características importantes da arquitetura da época, poucas interferências foram realizadas nas fachadas e nos jardins, em seu interior buscamos atender as necessidades atuais dos moradores, mas sempre com o cuidado de não descaracterizar a arquitetura original.

* Texto publicado na Revista Acrópole n.224