voltar

Hospital Infantil Sabará

A parceria da direção do Hospital Infantil Sabará , junto a equipe multidisciplinar de projeto carregou, como objetivo, desde o princípio, ser um modelo na área de hospitais infantis, oferecendo conforto, tecnologia de ponta e bem-estar aos pacientes , seus familiares e  aos profissionais que nele atuam.

O hospital está instalado em um edifício de uso originalmente comercial, situado na Av. Angélica, nº 1987. Através do retrofit foi possível revitalizar e adequar o espaço existente ao novo uso.

O programa adotado distribuiu os ambientes de forma lógica ao longo dos pavimentos, visando à prevenção e o controle de infecções e também a agilidade de deslocamento: no térreo, localizado a 1,5m acima do nível da rua, distribuem-se saguão, recepção, espera e internação; os dois primeiros andares são responsáveis por abrigar pronto-socorro, consultórios e salas de exames; o 3º andar comporta o centro cirúrgico; no 4º, central de esterilização, área técnica e conforto médico; 5º e 6º andares abrigam as UTIs; do 7º ao 15º, estão os apartamentos de internação; os dois últimos andares são de área administrativa e, por fim, os subsolos amparam áreas de apoio (cozinha, vestiários, serviços, reservatórios, etc.) e estacionamento.

Devido a diferença de nível entre a via de acesso e o térreo, criamos acessibilidade  para crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, carros e ambulâncias. Dessa forma, praticidade e rapidez exigidas no acesso foram atendidas com o uso de rampas.

Outra questão importante a resolver dizia respeito às lajes dos cinco primeiro pavimentos, originalmente inadequadas para o atendimento às áreas dos setores e alturas de pé direito. Foi necessário intervir nestas lajes primeiramente através de reforço estrutural para que então fossem ampliadas.

Os dois primeiros andares, em exceção ao restante do edifício, possuíam pé direito mais alto. Para atender as necessidades do centro cirúrgico (3º andar) foi necessário rebaixar sua laje de piso, diminuindo assim o pé-direito no andar inferior. Nos demais andares, técnicas de rebaixo em gesso e iluminação foram fundamentais para neutralizar a sensação de pé direito baixo (2,50m) bem como abrigar corretamente a passagem dos vários tipos de instalações técnicas hospitalares.

Um ganho de área também era suficiente no nível do 3º subsolo, para que este pudesse receber os reservatórios de água adicionais. Originalmente, ele ocupava somente uma parcela do terreno. Um reforço estrutural nas fundações do edifício foi executado de maneira precisa e muito cuidadosa para que a contenção em cortinas de concreto pudesse ser demolida, permitindo assim a escavação.

A mesma importância dada às questões infra-estruturais foi voltada para o que diz respeito a questões humanas de bem-estar, conforto físico e emocional.

Fundamentados na teoria de que o ambiente interfere diretamente no tempo de internação e recuperação do paciente, os arquitetos utilizaram-se de elementos lúdicos interativos, artísticos, didáticos e de recursos cenográficos para que as crianças e adolescentes atendidos se identifiquem com o local, abstraindo do fato de estarem em um hospital.

Temas, cores, e personagens conferiram um toque especial de fantasia ao longo dos andares, que contam ainda com salas de jogos e brinquedotecas. No 7º andar há um terraço descoberto com brinquedos gigantes e jardim.

A preocupação com o conceito de sustentabilidade se faz presente, através de materiais ecológicos como, por exemplo, o piso emborrachado do solário, feito com pneus reciclados, opção de iluminação e ventilação naturais nos apartamentos consultórios e áreas de convivência social.

 

Equipe de projeto:

Arquitetura: Diana Malzoni Arquitetura & Urbanismo Ltda. & Fiorentini Arquitetura de Hospitais

Paisagismo e lúdico: Barbieri & Gorski Arquitetos Associados

Ilustrações: Cecília Esteves

Projeto luminotécnico: Studio IX

Identidade visual e sinalização: OZ Design

Estrutura de concreto e metálica: AMPD Projetos Estruturais

Reforço estrutural: Estecal Escritório Técnico Yasuo Yamamoto S/C Ltda.

Fundação: Engenheiros Consultores Associados Consultrix Ltda.

Instalações: EAPEC Engenheiros Associados

Ar Condicionado: LS Sistemas Térmicos

Projeto de Esquadrias: Arqmate Consultoria e Projetos de Esquadrias.