voltar

Apartamento Rua Piauí II

O prédio foi projetado por Artacho Jurado, imigrante espanhol, singular profissional na área de arquitetura, que atuou em São Paulo e se transformou em referência urbana da cidade nas décadas de 40 e 50.

Apesar da qualidade do projeto original uma reforma seria necessária para a atual proprietária.

Três dormitórios, dois banheiros grandes, cozinha enclausurada, dormitório de empregada não teriam função para uma única moradora que gosta de receber e cozinhar para os amigos.

Para tanto, um dormitório, um banheiro e o corredor de circulação foram eliminados, ampliando o estar e liberando parte da varanda que havia sido fechada numa reforma anterior.

Na proposta atual um pequeno e charmoso lavabo foi criado para servir também ao dormitório de hóspedes. Dormitório e wc. de serviço também foram eliminados, possibilitando melhor distribuição dos espaços.

As novas instalações hidráulicas exigiram piso elevado na área da cozinha e do lavabo, fator que favoreceu ao projeto a setorização dos usos. A cozinha integrou-se à sala; painéis de correr possibilitaram a opção de separar estes ambientes.

A escolha dos materiais foi criteriosa: piso de madeira nas salas, circulações e dormitórios;  piso de cimento queimado vermelho nas áreas molhadas; elementos de concreto armado aparente, como o box cilíndrico da suíte e delgadas prateleiras junto a algumas vigas e paredes brancas.

Além da reforma interna, a fachada e a varanda do apartamento foram restauradas, marcando com clareza  a diferença entre o antigo e o novo.